sexta-feira, 10 de julho de 2009

História do Paraná é contada em exposição

A secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi, e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Júlio Maíto Filho, abriram na noite de quinta-feira, na Casa da Praça, a exposição “Paraná, Caminhos da História e da Arte”, trazendo obras de vários museus do Estado.

A Secretária disse que a exposição itinerante é a realização de um sonho de levar a arte paranaense para além dos museus. “Fico feliz em saber que muitas pessoas podem apreciar a história e a cultura do Paraná através desses objetos, documentos e fotografias”.

A mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer a história do Estado por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte que representam a história e a produção artística paranaense.

Nesta nova fase o projeto “Paraná: Caminhos da história e da Arte” dividiu-se da seguinte forma: “História da Ocupação do Território Paranaense”, que expõe a história indígena do Paraná, por meio de objetos resgatados em sítios arqueológicos, passando pelos primeiros imigrantes europeus até os anos 60, quando o Paraná recebeu uma onda povoadora de migrantes provenientes do Rio Grande do Sul.

Em um outro momento, será apresentada a mostra “Caminhos da Arte”, na qual o público poderá conhecer os diferentes momentos das artes plásticas paranaenses. Desde os primórdios, na primeira metade do século XIX, até os primeiros anos do século XXI. Nesta parte da exposição, serão exibidas obras originais de grandes artistas paranaenses como Alfredo Andersen, João Turin, Maria Amélia D’ Assumpção, Theodoro De Bona e Guido Viaro.

Na mostra, estão em exibição objetos, documentos, obras de arte originais, bem como peças do acervo de museus da Secretaria. Espaços como os museus Paranaense, Alfredo Andersen, Imagem e do Som, Arte Contemporânea e Casa João Turin são alguns dos que participam desta coletânea de obras paranaenses.

A diretora de Cultura de Castro, Gisele Coradassi, destacou que a exposição é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento histórico e cultural. “É uma satisfação receber essa exposição aqui em Castro”.

A exposição permanece até o dia 9 de agosto, na Casa da Praça.