quarta-feira, 8 de julho de 2009

Secretaria promove “Seminário da Cultura Paranaense”

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Prefeitura de Castro através da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura promove nesta quinta-feira (9) em Castro, no Teatro Bento Mossurunga, a partir das 8h30, o Seminário da Cultura Paranaense.

Com apresentações de vídeos produzidos pela SEEC serão abordados vários temas ligados a cultura paranaense. O seminário conta com palestra-show que encanta a platéia e a faz cantar, os causos e lendas do Paraná, narrados pelo ator Richard Rebello. Os participantes mergulham na história paranaense e aprofundam o conhecimento acerca da sua identidade cultural.

Participam do evento os professores Roseli Boschilia, Rosemeire Odahara, Aymoré Indio do Brasil, e ainda os músicos-professores Lydio Roberto e Mara Fontoura.

De acordo com a diretora de Cultura, Gisele Coradassi, mais de 100 pessoas já estão inscritas para o seminário. “A procura está grande, e o evento é uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre a cultura paranaense”.

Exposição

Também na quinta-feira, às 20 horas, na Casa da Praça, haverá abertura da exposição “Paraná, Caminhos da História e da Arte”, trazendo obras de vários museus do Estado.

Gisele Coradassi destacou que receber a exposição é importante para o município, pelo seu contexto histórico no Estado. “Estamos honrados em receber esta exposição que traz obras originais de importantes museus do estado. Castro é muito valorizada pelo seu patrimônio preservado e revela também grandes artistas como nosso maestro Bento Mossurunga, considerado ícone da música paranaense. A Secretaria de Esporte e Cultura, enquanto agente cultural, tem a responsabilidade de propagar a nossa identidade paranaense”.

Programação do Seminário

08:30 às 09h00 - Abertura

09h00 às 09h30 - Apresentação dos vídeos

09h30 às 10h30 - Breve História do Paraná e Formação Étnica

10h30 às 10h45 - Coffe Break

10h45 às 12h15 - As Artes Plásticas no Paraná

12h15 às 14h00 - Almoço

14h00 às 15h00 - Patrimônio Histórico, Material e Imaterial

15h00 às 15h15 - Coffe Break

15h15 às 17h15 - A Música Paranaense

20h00 - Abertura da Exposição Paraná Caminhos da História e da Arte. - Casa da Praça