quinta-feira, 9 de julho de 2009

Seminário apresenta cultura paranaense

Mais de 150 pessoas participaram nesta quinta-feira (9), no Teatro Bento Mossurunga, do Seminário da Cultura Paranaense, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Prefeitura de Castro através da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

A secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi, destacou que o seminário tem como objetivo valorizar a cultura paranaense, sua história e sua herança. “O homem expressa seus sentimentos pela arte, literatura e artes visuais. Todos os eventos da Cultura nós iniciamos com o hino do Paraná, que mais que um símbolo, significa uma demonstração de amor pelo nosso Estado. Nós somos parte desse time que é o Paraná com suas belas tradições, como nesta região, o Paraná Tropeiro. Queremos valorizar o 'ser paranaense'”, diz.

O Prefeito Moacyr Elias Fadel Junior disse que a secretária sempre valorizou a cultura e os castrenses prestigiando os eventos da cidade. Lembrou que Castro tem história, é a cidade-mãe do Paraná e poucos jovens sabem disso. Destacou que a atual gestão criou a Secretaria de Esporte e Cultura para, em conjunto com o Estado, dar mais ênfase e valorizar a cultura da cidade. “Agradecemos à secretária por Castro estar recebendo este evento tão importante que traz a história e a cultura do nosso Estado”.

A diretora de Cultura, Gisele Coradassi, ressaltou que o evento superou as expectativas. “Foi fantástico, o público já pediu continuidade de eventos como este que são uma oportunidade de despertar para a história do Paraná e da nossa cidade. É uma parceria que deu certo”.

Com apresentações de vídeos produzidos pela SEEC, o seminário abordou vários temas ligados à cultura paranaense. Uma palestra contou os causos e lendas do Paraná, narrados pelo ator Richard Rebello, permitindo aos participantes mergulharem na história paranaense e aprofundarem o conhecimento acerca da sua identidade cultural.

As palestras tiveram como tema: “Breve História do Paraná e Formação Étnica”; “As Artes Plásticas no Paraná”; “Patrimônio Histórico, Material e Imaterial” e “A Música Paranaense”.

das assessorias: