segunda-feira, 6 de julho de 2009

CREA apresenta propostas para o município

Os presidentes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Junior, e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Castro (AEAC), Faissal Fadel, apresentaram na sexta-feira à noite, no Hotel Buganville, para secretários municipais e convidados, as

propostas de políticas públicas desenvolvidas por profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências, visando o desenvolvimento e aumento da qualidade de vida da população. As sugestões foram elaboradas com base num diagnóstico feito na cidade, dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e em ferramentas de gestão, como o Plano Plurianual.

Cabrini destacou no encontro a importância da “Agenda Parlamentar – Ideias e Soluções para os Municípios”, programa que está sendo desenvolvido em todas as regiões do Paraná pelo CREA e entidades de classe. As propostas também foram apresentadas para os vereadores do município na sexta-feira à tarde.

No mês de novembro, as sugestões serão encaminhadas aos deputados e candidatos ao governo do Estado nas próximas eleições.

Propostas

As propostas para Castro foram elaboradas sob a liderança da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Castro. Entre elas estão a adequação de passeios públicos para garantia da acessibilidade; agilização da análise de projetos de prevenção de incêndios; regulamentação de estruturas provisórias para eventos públicos; regulamentação de cercas eletrificadas e qualificação de mão-de-obra da construção civil.

A secretária municipal de Planejamento de Castro, Renata Macedo afirmou que as propostas poderão integrar o Plano Plurianual (PPA). Disse ainda, que é fundamental a participação da sociedade nesta discussão. “Somente o poder público não conseguirá promover o desenvolvimento. É preciso a participação de todos”, ressalta.

O prefeito Moacyr Elias Fade Junior destacou a importância do programa. “Esta colaboração do CREA para trazer melhorias para as cidades mostra que a entidade está interessada em prestar seus serviços para ajudar os administradores públicos. É de grande valia todo esse trabalho que vai oferecer assessoria de profissionais que detêm conhecimento tecnológico. Quem sai ganhando é a população”.

das assesorias: