sexta-feira, 10 de julho de 2009

Produtores de leite visitam usina da Castrolanda

Um grupo de 28 produtores de leite da região do Tanque Grande visitou nesta sexta-feira (10), a Usina de Beneficiamento de Leite da Cooperativa Castrolanda. A unidade industrializa o leite produzido em Castro e região.

Através de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Castro, Emater e Cooperativa Castrolanda, a UBL também irá receber leite produzido por pequenos produtores do município, num processo de inclusão sócioeconômico.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Márcio José Lopes, está sendo realizado um trabalho junto aos produtores para que eles sejam inseridos no sistema Castrolanda de produção de leite. Primeiramente é feito um diagnóstico das propriedades, os produtores passam por um treinamento sobre qualidade do leite, manejo e sistema de produção. A capacitação é realizada em parceria com o Centro de Treinamento para Pecuaristas (CTP). Paralelamente, é feito um projeto econômico-financeiro, em parceria com o Banco do Brasil através do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que prioriza linhas de crédito para viabilizar o aumento e adequação da produção nas propriedades. “Através do Termo de Cooperação, a meta é abranger 300 pequenos produtores até dezembro de 2010, para que possam ter uma atividade sustentável e vender o produto para a cooperativa, e com isso, praticamente dobrar sua renda”, explica.

Segundo o técnico da Emater, Sidney de Oliveira, os produtores são cadastrados e encaminhados para o treinamento. A Emater também elabora o projeto de crédito pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e acompanhamento da gestão da propriedade. “Damos todo o suporte técnico necessário”, diz.

O técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Antônio Calmon de Lima, faz o elo entre o produtor e a cooperativa, além de acompanhamento de todo o processo. “A ideia é profissionalizar o pequeno produtor”.

Atualmente 70 produtores já passaram por treinamento e outros 40 vão iniciar o curso. Quarenta pequenos produtores já estão inseridos no sistema Castrolanda.

A UBL iniciou o funcionamento em 2008. Atualmente, recebe 550 mil litros de leite por dia, e cerca de 400 mil litros são transformados em leite concentrado (retirada de parte da água), que é vendido para empresas como a Nestlé, Itambé e Parmalat que utilizam para a produção de leite condensado e leite em pó. Neste segundo semestre, a empresa deve iniciar a produção de leite longa vida.