quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ministro inaugura agência do INSS em Castro

O ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valter Simão e o prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, inauguraram nesta quinta-feira (1º) a agência da Previdência Social, em Castro.

A gerente regional do INSS, Eliane Luzia Schimit, agradeceu ao prefeito pelo apoio com a cessão de um imóvel durante os anos de 2001 a 2009 para o funcionamento da agência até a inauguração da sede própria. “A Prefeitura também doou o terreno e esse espaço físico faz parte de um procedimento de mudança pelo qual a Previdência vem passando”.

Fadel destacou a importância da nova agência que trará benefícios aos castrenses e também aos moradores de Piraí do Sul. “É uma satisfação receber o ministro aqui para inaugurar esta obra que vai beneficiar trabalhadores da nossa cidade e do município de Piraí do Sul”.

Valdir Simão ressaltou que o INSS é um sistema importante para a estabilidade social e de proteção ao trabalhador. “A inauguração desta agência é um momento importante para todos. Nosso objetivo é oferecer atendimento com excelência e mais próximo das pessoas”.

O ministro José Barroso Pimentel disse que a agência de Castro é uma das 38 novas agências da Previdencia Social previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento e vai elevar para 91 o número de unidades fixas. Até 2010, serão construídas 720 novas agências em municípios com mais de 20 mil habitantes. Com a expansão, a rede do INSS passa de 1.110 para 1.830 agências em todo o país. Atualmente a Previdência Social está presente em 950 municípios, mas passará a prestar atendimento a 1.670 cidades brasileiras.

Pimentel reforçou o apoio dos prefeitos que doaram os terrenos e destacou que para cada agência construída é feita uma licitação específica para que construtoras e prestadores de serviços da cidade possam realizar os serviços. Ele agradeceu a parceria do prefeito Moacyr. “Nas cidades onde o poder local é forte a correspondência dos prefeitos é 100%, como aqui em Castro, que está de parabéns pela nova agência”.

Com uma área construída de 570 metros quadrados, o novo prédio da Agência da Previdência Social de Castro conta com espaços mais amplos e estrutura moderna. Na agência poderão ser atendidas cerca de 80 pessoas por dia, moradores não apenas de Castro, mas também do município de Piraí do Sul. Na agência foram instalados oito guichês de atendimento e duas salas de perícia. Responsável pela manutenção de 13.967 benefícios por mês, com pagamento no valor de R$ 7,9 milhões, a agência conta com seis servidores administrativos e dois peritos médicos.