quinta-feira, 2 de julho de 2009

Requião entrega biblioteca e ônibus para o transporte escolar

O governador Roberto Requião e a secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi, inauguraram nesta quarta-feira (1º), a Biblioteca Cidadã de Castro que leva o nome da professora Nelsi Kugler. Requião também entregou 69 ônibus do transporte escolar para 19 municípios dos Campos Gerais, 65 títulos de terras devolutas para agricultores familiares das regiões do Guararema e Ribeirão das Areias e assinou convênio para ampliação da rede de esgoto em Castro.

A solenidade contou com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, secretários de estados, prefeitos dos Campos Gerais, deputados, autoridades municipais e convidados.

A secretária Vera Mussi destacou que a importância do projeto do governo do Estado. “É uma satisfação entregar a Biblioteca Cidadão para Castro, cidade onde eu nasci. Este projeto do governo visa o cidadão”.

O vice-governador Orlando Pessuti ressaltou que as políticas públicas do atual governo do Paraná são voltadas para a melhoria da vida dos paranaenses com geração de emprego, renda e formação educacional. “São estradas, hospitais e escolas. É uma alegria estar aqui em Castro para entregar a biblioteca e os ônibus para os prefeitos”.

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior agradeceu pela biblioteca, destacou as parcerias do município com o governo do Estado e anunciou obras para o segundo semestre como a construção de 60 casas, pavimentação para ruas dos bairros Frei Matias e Dalalana, Jardim Arapongas, Jardim dos Bancários, área central, Avenida Presidente Kennedy, reforma dos ginásios de esporte José Pagnaco e Douglas Pereira, revitalização do Parque lacustre e ainda convênio com a Sanepar para obras de saneamento básico que vão elevar para 97% o índice de rede coletora de esgoto em Castro.

O município também receberá do Estado a Clínica da Mulher e da Criança e o Centro da Juventude. “Através da parceria com o Estado conseguimos fazer uma revolução em nosso município. Quando assumimos o primeiro mandato o índice de rede de esgoto era 48%. O Centro da Juventude será utilizado por nossas crianças no contra-turno escolar. São 12 milhões em parcerias com os governos estadual e federal. Os títulos de terras entregues hoje beneficiam famílias que há mais de trinta anos ocupam estas terras e agora são proprietários legítimos”.

Fadel, que preside a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), enfatizou ainda a parceria do governo com os municípios dos Campos Gerais com obras e a entrega dos ônibus escolares e solicitou ao governador um convênio para a regularização de terras para mais de duas mil famílias no Estado.

O governador Roberto Requião disse que os ônibus entregues aos municípios são especiais para o transporte escolar e os motoristas passaram por treinamento para dirigir com segurança. Destacou ainda a Biblioteca Cidadã equipada com telecentro para acesso de crianças e adultos à internet e a construção da Clínica da Mulher e da Criança com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil.

Requião anunciou que até o final do ano o Paraná será o Estado com o setor de saúde mais avançado do país com a conclusão da construção de 42 hospitais. Para os municípios que têm Consórcio de Saúde, o governo vai destinar dois ônibus para o transporte de pacientes que fazem tratamento continuado em outras cidades. “É a política em benefício da comunidade que nós fazemos. É a parceria com todos os municípios. O governo é bom se o povo puder viver melhor. Castro chegará a 97% de rede de esgoto e isso significa mais qualidade de vida para todos. E só é possível isso se o governo for ético e sério”.

A Biblioteca Cidadã de Castro é a 70ª unidade do programa estadual prevê até 2010 a construção de 235 bibliotecas, em um investimento de R$ 73 milhões. Instalada em terreno da Secretaria Municipal de Educação, a biblioteca vai beneficiar os 67 mil habitantes do município, com um acervo inicial de duas mil obras literárias de autores brasileiros, latino-americanos e estrangeiros. Há ainda livros que tratam de assuntos históricos, sociológicos, filosóficos e antropológicos. Nas prateleiras os leitores encontrarão livros publicados pela Secretaria de Estado da Cultura, clássicos da literatura, biografias, obras de grandes escritores brasileiros e internacionais e dicionários de português, inglês e espanhol.

As crianças têm um espaço destinado especialmente a elas com mesas, cadeiras e prateleiras totalmente adaptadas na altura.

das assessorias: