sábado, 4 de julho de 2009

Servidores participam de programa de liderança

Secretários e diretores de departamentos da Prefeitura de Castro estão participando do Programa de Desenvolvimento de Lideranças promovido em parceria entre a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato Rural de Castro e Prefeitura Municipal.

De acordo com o consultor empresarial Claudinei Alves, o programa é voltado ao aperfeiçoamento da capacidade de liderança de pessoas que ocupam cargos de chefia. Ao todo serão seis encontros, às sextas-feira e sábados. Os temas abordados são: conceito de liderança; motivação; resolução de conflitos; confiança; ética; valores de um grupo; planejamento estratégico; ambiente de trabalho, e organização da instituição. Entre as atividades estão dinâmicas de grupo, debates, vivências, jogos e trabalhos em grupo.

Claudinei destaca que há muitas pessoas que ocupam postos importantes, mas não estão preparadas para liderar. Do líder, segundo ele, exige-se conhecimento, habilidade e atitude para influenciar pessoas para que deem o melhor de si em suas atribuições. “Líder é aquele que consegue, com competência, estimular, reconhecer, elogiar, repreender de forma adequada e de acordo com cada situação, ou seja, no momento certo. O líder não faz pelas pessoas, mas com as pessoas e sabe do que o grupo precisa”.

O diretor do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros Gomes, destacou a participação dos servidores no programa. “Mostra que a Prefeitura está interessada em formar seus quadros de gestores com uma visão de longo prazo”.

A secretária municipal de Panejamento, Renata Macedo de Paula, ressaltou que o curso é uma oportunidade única de aperfeiçoamento para os servidores. “É importante aprendermos a arte de mobilizar as pessoas para o trabalho em equipe”.