quinta-feira, 2 de julho de 2009

Requião inaugura Centro de Diálise em Castro

O prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, e o governador Roberto Requião inauguraram nesta quarta-feira (1º) o Centro de Diálise Jucimara Lopes, no Hospital Anna Fiorillo Menarim. O Centro foi implantado em parceria entre o Município, Nefromed, de Ponta Grossa, e Beneficência Camilliana. Com apoio do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, através de credenciamento dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vai atender o município e região.

O diretor da Nefromed, Nelson José Rodrigues Filho agradeceu a parceria e destacou que ainda terá desafios pela frente. “Nosso desafio será desenvolver mais a especialidade da nefrologia nesta cidade”.

O diretor da Beneficiência Camilliana, padre Justino Scatolin, ressaltou que a unidade é importante, pois os pacientes não precisarão mais se deslocar para o tratamento. “É um dia muito importante para Castro”.

O irmão da homenageada, Mozart Lopes, agradeceu em nome da família e disse que o Centro de Diálise é um sonho antigo que se realiza para os castrenses. “Agradeço pela homenagem à minha irmã. O Centro vai amenizar o sofrimento de muitas pessoas”.

O prefeito Moacyr Elias Fadel Junior destacou que o convênio entre o município e a Beneficiência Camilliana está melhorando a saúde no município. “No primeiro mandato contamos com o apoio do Estado para a instalação de oito leitos de UTI e hoje, através de parcerias, inauguramos o Centro de Diálise que já está atendendo 24 pessoas de Castro e terá capacidade ainda para atender pacientes da região”.

Fadel parabenizou ainda a família de Jucimara Lopes que dá nome ao Centro de Diálise. “Parabéns pela filha que se dedicou a este hospital e a toda a sua família que também se dedica à vida pública”.

O governador Roberto Requião disse que a homenagem mostra que Castro tem uma vida solidária e memória, que está presente pela lembrança de pessoas que tanto fizeram pelos outros. “Este Centro coloca pessoas mais perto de onde moram. Castro está de parabéns”.

Requião anunciou ainda para este ano a conclusão de 42 hospitais no Paraná e a entrega imediata de dois ônibus para os municípios que têm Consórcio de Saúde para transporte de pacientes que fazem tratamento continuados em diversos centros. “Até o final do ano, teremos o melhor sistema de saúde do país.

O Centro de Diálise terá capacidade para atender inicialmente 48 pacientes por mês, três vezes por semana para o tratamento da hemodiálise e desde o dia 17 de junho 24 pacientes de Castro estão realizando o tratamento. As outras 24 vagas serão distribuídas, futuramente, para pacientes da região. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o horário de funcionamento é das 13h30 às 17h30 de segunda-feira à sábado.

A ala que abriga os serviços de hemodiálise tem 1.100 metros quadrados, composta por três salas de diálise, sendo uma exclusiva para pacientes portadores do vírus da hepatite “B”. De acordo com o proprietário da Nefromed, Nelson José Rodrigues Filho, é a primeira unidade no Paraná com três salas. No total, 24 pacientes poderão ser atendidos por turno, em três sessões por semana.

O prédio conta ainda com copa, sala de reuso, arquivo morto, almoxarifado, refeitório para pacientes, copa para funcionários, depósitos, salas de utilidades, reuniões, emergência, preparação de medicamentos, diálise peritonial, administração, consultórios, rouparia, posto de enfermagem, banheiros, inclusive para portadores de necessidades especiais, vestiários para funcionários, sala de manutenção e sala de tratamento de água.

A equipe da hemodiálise conta com três técnicos que darão atendimento direto aos pacientes, dois enfermeiros e um médido nefrologista. As máquinas são de origem alemã. O investimento no Centro de Diálise foi de R$ 1milhão.