A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nesta quinta-feira (02), no Teatro Bento Mossurunga, as apresentações do projeto “Valorizando as Trajetórias”. Desenvolvido pelas professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) tem por objetivo respeitar as diferentes necessidades das crianças, contemplando a transformação dos espaços e o desenvolvimento de aprendizagens significativas e motivadoras de novos saberes, e ainda valorizando os professores da Educação Infantil.
Nesta primeira etapa, as atividades contemplaram crianças de 4 a 5 anos e na segunda fase, em novembro, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos com crianças de zero a três anos.
Segundo a coordenadora do projeto, Nanci Rodrigues dos Santos, o projeto valoriza o trabalho diferenciado desenvolvido pelas professoras dos Cmeis, envolvendo o aprendizado cognitivo, social e cultural da criança de acordo com a faixa etária. As crianças participam e interagem nas atividades através das brincadeiras, confecção de material e visitas a locais diferentes do ambiente escolar. “As professoras partem da própria curiosidade dos alunos e fazem um diagnóstico das necessidades de aprendizado das crianças”.
Para a professora Roseneia de Carvalho do Cmei Nosso Lar, que desenvolveu o tema “Rodando, Imaginando e Descobrindo”, o projeto é uma oportunidade de trazer para a criança algo diferente da rotina. “O aluno interage, aprende de forma prazeirosa. Eles se envolvem naturalmente nas atividades e o aprendizado é de forma lúdica”.
Durante o projeto, as professoras receberam acompanhamento sobre como desenvolver os trabalhos e preparar os espaços para aprendizagem. No total, foram apresentados 29 projetos.
Para Nanci, nesta terceira edição, os projetos apresentaram um crescimento significativo. "A cada ano as professoras superam as dificuldades e os materiais estão cada vez mais bem feitos. O projeto é uma forma de se aperfeiçoar e estudar mais para ensinar a criança. É um investimento nelas próprias”.
Participaram desta primeira fase os Cmeis Cavalinho de Pau; Despertar para o Mundo; Elisabeth Macedo Kugler; Nosso Lar; João Paulo II; Rubens Quintiliano; Pequeno Reino; Rivadávia de Grácia Lara e Turma do Pererê.